Afinal, por que devo fazer uma Pós-Graduação?
Compartilhar



Muitas vezes sou abordado com o seguinte questionamento: “Estou há muito tempo sem estudar. Você acha que eu devo fazer uma pós-graduação?” Apesar de toda a discussão sobre fazer ou não uma pós-graduação, um ponto é praticamente unânime: em um processo de seleção, o candidato que tem pós-graduação entra com uma boa vantagem sobre os outros. Em um mercado em crise, onde existem muitos concorrentes e poucas vagas, é natural que alguns recrutadores coloquem o fato de ter pós-graduação como um diferencial para diminuir o número de candidatos a serem analisados.


Um outro ponto relevante é a dúvida sobre escolher entre um curso de curta duração ou uma pós-graduação. Antes de mais nada, vamos entender o que é pós-graduação. Existem dois tipos: o Lato Sensu e o Stricto Sensu. De uma maneira muito simplificada, podemos dizer que o Lato Sensu é mais direcionado para a atuação profissional, enquanto o Stricto Sensu está mais voltado para a formação científica e acadêmica, em geral focado em pesquisas.


Os cursos de pós-graduação Lato Sensu são categorizados em especializações e MBAs. A sigla MBA vem de Master in Business Administration que em uma tradução literal seria Mestrado em Administração de Negócios. Apesar de ter Mestrado na sigla, este tipo de curso – no Brasil – concede o título de especialista e não de Mestre. Um outro ponto importante é que os MBAs brasileiros são diferentes dos realizados nos EUA e na Europa, onde a duração do curso é mais longa (2 a 3 anos) e as aulas ocorrem em período integral, muitas vezes impossibilitando conciliar a vida profissional e a acadêmica. Nestes países, os estudantes fazem um MBA logo após a graduação ou quando decidem realizar um período sabático e dão uma parada em sua carreira profissional para se dedicar exclusivamente ao MBA.

No Brasil, a busca por uma pós-graduação ocorre em média 5 anos após a graduação, na fase em que o profissional já está estabelecido e a especialização pode ser um meio para agilizar sua ascensão profissional. Por outro lado, se a necessidade estiver atrelada apenas à atualização do conhecimento, fazer um ou mais cursos de curta duração pode ser uma excelente opção. Porém, se além desta atualização, existir a necessidade de alcançar uma nova titulação acadêmica, a pós-graduação é a opção a ser escolhida. Mas, por que eu deveria ter uma nova titulação?


Existem alguns bons motivos isso. Ao longo dos últimos 20 anos, o acesso ao ensino superior cresceu muito no Brasil – principalmente nas grandes capitais, onde ter uma graduação deixou de ser um diferencial. Com o aumento da oferta de cursos de graduação, surgiram muitas instituições de ensino que o mercado não enxerga com bons olhos. Este cenário criou uma grande armadilha na carreira de alguns profissionais, pois ter uma “marca” que não é bem vista pelo mercado em seu currículo pode trazer problemas quando se está desempregado ou quando se pretende subir de patamar na carreira e a formação acadêmica poderá fazer toda a diferença. Neste caso, o profissional deve buscar uma atualização acadêmica em uma instituição de ensino renomada com o objetivo de melhorar suas chances de sucesso.
Por isso, é muito importante a escolha do curso e da instituição. Alguns quesitos devem ser levados em conta:


– Qualidade da instituição e reconhecimento no mercado: este deveria ser o principal quesito a ser levado em conta. Para saber se uma instituição é reconhecida no mercado, faça uma pesquisa sobre indicadores e rankings relacionados à educação e compare uma instituição com outra. Além disso, liste algumas instituições e faça uma pesquisa entre seus colegas e principalmente entre seus gestores para verificar quais são as melhores. Neste caso, percepção conta muito, pois é a impressão que os recrutadores têm sobre a instituição que está em seu currículo que pode fazer a diferença.


– Opinião de ex-alunos e informações sobre o curso: pode parecer estranho, mas nem sempre uma instituição reconhecida pelo mercado tem uma boa qualidade de ensino. Neste sentido, ouvir feedbacks de ex-alunos é importante. Caso não conheça ninguém que tenha feito o curso, use as redes sociais para medir a satisfação dos clientes. Vale a pena ter uma conversa com a instituição para saber há quanto tempo o curso existe, quantas turmas já se formaram, quem faz parte do corpo docente, qual o perfil dos alunos, se é possível assistir uma aula como ouvinte, qual o índice de satisfação do curso.

Fazer uma pós-graduação é uma excelente forma de se atualizar profissionalmente. Nesta jornada, o grande diferencial pode ser a experiência de conviver por um longo período com muita gente diferente, sejam professores ou alunos. No mercado atual, saber conviver com diversidade de opiniões e perfis é um diferencial que qualquer grande empresa procura em um profissional de alta performance. Portanto, ao fazer um curso de pós-graduação, converse muito, discuta muito, ria muito e aprenda muito… O resultado virá com certeza.



fonte:https://exame.abril.com.br/negocios/dino/afinal-por-que-devo-fazer-uma-pos-graduacao-shtml/


Mais notícias

Profissões em alta!!!!
Ponto de Restauração
A importância da informática nas empresas nos tempos de hoje.
As 20 perguntas mais comuns na entrevista de emprego
Usuários de Windows 7 relatam "tela azul"
Conhecendo o mundo digital na terceira idade
O enorme desafio de manter-se atualizado na profissão.
Por que é tão difícil escolher uma carreira?
A importância da Informática no Mercado de Trabalho.
Como Melhorar a Qualidade da Foto com o Photoshop.
DICAS MATADORAS PARA PROTEGER SEU PC
Auxiliar de Escritório e Administrativo: 6 super dicas
CUIDADOS e MANUTENÇÃO do COMPUTADOR
Como se tornar um desenvolvedor de games.
10 vantagens de ter certificados de cursos profissionalizantes
15 dicas para criar o currículo perfeito.
Atalhos de teclado
Impressão: Reduza para caber
A importância de se qualificar em momento de crise:
A importância da qualificação profissional
Dicas de Facebook
Tudo em maiúsculo ou em minúsculo rapidamente
Como aprender mais rápido
Sete motivos para fazer uma universidade
O Melhor Sistema de Ensino do Brasil chegou a Piraí do Sul!
Como desenvolver o hábito de estudar.
Profissão e mercado de trabalho. Licenciatura em Pedagogia.
Quanto ganha um Designer Gráfico?
Por que é tão importante saber informática básica?
Qual é o salário de um profissional com diploma em Administração?
Quanto ganha um Profissional De Marketing?
Qual é o salário de um gestor público?
Quanto ganha um Professor de Geografia?
Sobram Vagas para formados em LICENCIATURA EDUCAÇÃO ESPECIAL.
ME FORMEI EM ADMINISTRAÇÃO MAS QUERO SER PEDAGOGO!
Descubra quanto ganha um profissional de educação física:
Medo de ficar desempregado? Você não está sozinho!
Profissional em Departamento Pessoal
Como enviar fotos pelo WhatsApp sem perder a qualidade?
Auxiliar de Recursos Humanos ? Conheça Esta Profissão
Como aprender informática básica e por que ela é importante:
Descubra porque você deve começar a aprender EXCEL hoje mesmo.
20 truques que podem te ajudar a usar o excel.
CURSO DE INFORMÁTICA EMPRESARIAL.
FELIZ 2021
PROJETO KIT MÁGICO.
Mercado de trabalho após vacina do Coronavírus
WhatsApp Web ganha ferramentas para edição de fotos
TOP 10 dicas para arrasar na entrevista de jovem aprendiz:
Conselho para quem procura um novo emprego
Faça um
curso grátis