INFORMÁTICA E TECNOLOGIA FOTOS DIGITAIS
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Curso de FOTOS DIGITAIS


O curso de "Edição e Montagem de Fotos Digitais" é um pacote composto por vários cursos. O aluno irá aprender a editar e retorcar fotos digitais com o Photoshop e Illustrator

 

Photoshop:
Atividade 01 – Introdução ao Photoshop CC: Nesta primeira atividade introdutória o aluno conhecerá a evolução das ferramentas utilizadas na manipulação das imagens, nas reais funções de cada um dos menus que serão usados para facilitar o trabalho no decorrer do manuseio dos recursos do programa.

Atividade 02 – Criando e Salvando Arquivos: Será ensinado como criar novos arquivos e configurar as opções de cada uma das caixas de diálogo que serão exibidas no decorrer destas criações. Também será ensinado como salvar corretamente estes arquivos e sobre as extensões que o programa oferece.

Atividade 03 – Camadas, Canais e Máscaras: O aluno aprenderá a manipular as camadas que contém em um arquivo como alterar seus nomes, mudar a ordem das mesmas, criar novas camadas e conhecer sua importância no decorrer da atividade. Também será ensinado como manipular as imagens através dos canais e máscaras.

Atividade 04 – Ferramentas de Desenho e Pintura: O conteúdo dessa atividade será: carregar pincéis salvos no computador, a redefini-los de forma que o programa fique apenas com seus pincéis padrão, testar alguns destes pincéis alterado por tamanhos, será ensinado também a usar as ferramentas de pintura como Lata de Tinta e o Degradê e como utilizá-los em imagens prontas.

Atividade 05 – Ferramenta de Seleção: Nesta atividade o aluno aprenderá a fazer seleção de imagens utilizando diversas ferramentas para esta finalidade e sua importância na hora de trabalha com ela e com os demais recursos que o programa oferece.

Atividade 06 – Criação de Textos e Estilos de Camadas: Será ensinado como inserir textos em imagens prontas e a fazer alterações neste texto como fonte, tamanho, etc. Também será ensinado a criar novos estilos neste texto mudando seu visual e deixando ele com uma aparência completamente nova.

Atividade 07 – Matiz e Saturação, Níveis e Curvas: O aluno aprenderá a alterar a cor, intensidade e a qualidade das cores de uma imagem usando os recursos de níveis, curvas, matiz e saturação e aprender a função de cada uma dessas ferramentas no decorrer da manipulação dessas imagens.

Atividade 08 – Ferramentas de Correção: O conteúdo dessa atividade é ensinar o aluno a como corrigir imperfeições em diversos casos, como restaurar uma foto, eliminar manchas e remover objetos de uma imagem.

Atividade 09 – Modificando Imagens: Nesta atividade o aluno aprenderá a modificar imagens utilizando recursos fáceis de edição como aumentar suas partes, distorcê-la, retirar fundo dentre outras.

Atividade 10 – Conhecendo Filtros e Ações: O aluno aprenderá a criar efeitos nas imagens usando o menu Filtros que pré-estabelece edições já prontas, além de criar ações com a imagem já modificada e as executá-las diretamente em uma pasta com diversas imagens que também deverão ter estes mesmo efeitos, para que não seja necessário abrir todas as imagens desta mesma pasta e adicionar o efeito em cada uma separadamente, criando assim uma automatização.


Ilustrator:

Atividade 01 – Introdução ao Illustrator CC: Conhecerá o Illustrator e sua janela e o que pode ser criado com ele, a história do mesmo e as suas versões. Conhecerá também as ferramentas Mão e Zoom.

Atividade 02 – Trabalhando com Formas: Nesta aula o aluno aprenderá desenhar formas, tais como: retângulos, quadrados, elipses, círculos e polígonos.

Atividade 03 – Trabalhando com formas irregulares: Nesta atividade o aluno aprenderá a utilizar ferramentas para a criação de formas irregulares e também a copiar cores de uma forma para outra.

Atividade 04 – Criando um Cartão de visita: Nesta atividade o aluno aprenderá a utilizar algumas ferramentas para a criação de um cartão de visita.

Atividade 05 – Criando um Banner: Nesta atividade o aluno aprenderá a utilizar algumas ferramentas para a criação de um banner.

Atividade 06 – Criando um panfleto: Nesta atividade o aluno aprenderá a utilizar algumas ferramentas para a criação de um panfleto de propaganda.

Atividade 07 – Editando formas com pinceis e ferramentas: Nesta atividade o aluno vai aprender a trabalhar com camadas e conhecer os pinceis.

Atividade 08 – Trabalhando com gráficos 3D: Nesta atividade o aluno aprenderá a criar gráficos em três dimensões.

Atividade 09 – Vetorizando imagens: Finalizando o curso, esta última atividade vai ensinar o aluno a transformar uma imagem bitmap em um vetor.


Fireworks:

Atividade 1 - Introdução ao Fireworks: O aluno conhecerá o ambiente de trabalho do Fireworks com seus menus, ferramentas e modos de visualização.

Atividade 2 – Edição de Bitmap e Vetoriais: Nesta aula o aluno aprenderá a usar algumas ferramentas de tratamento de imagens bitmap, como fotografias e os objetos vetoriais que podem ser desmontados e movidos, modificados ou mesmo apagados facilmente.

Atividade 3 – Trabalhando com Camadas: as camadas são como folhas de papel vegetal separadas, umas sobre as outras, onde você pode criar e guardar objetos. As camadas podem ser muito úteis para organizar seu trabalho de criação no Fireworks ao trabalhar com layouts complexos.

Atividade 4 – Trabalhando com Textos: Nesta atividade o aluno aprende a digitar e alterar as propriedades de textos através do inspetor de propriedades do Fireworks. E para enriquecer a aula, também aprende a anexar textos em caminhos e até transformar os próprios textos em caminhos.

Atividade 5 – Técnicas Avançadas: As técnicas avançadas explicadas nesta atividades consistem em distorcer e inclinar objetos, alterar e combinar caminhos.

Atividade 6 – Criando Botões: No Adobe Fireworks, é possível criar uma série de botões de maneira bem simples. E ainda vamos usar muito os botões ao desenvolver páginas web, pois eles são itens fundamentais para deixar a página interativa.

Atividade 7 – Criando Máscaras: as máscaras ocultam ou mostram partes de um objeto ou imagem. As técnicas de mascaramento possibilitam a aplicação de vários tipos de efeitos criativos a objetos.

Atividade 8 – Criando Animações: Gráficos animados proporcionam um visual sofisticado e emocionante a um site da Web. No Fireworks é possível criar gráficos animados com faixas de propaganda, logotipos e desenhos animados.

Atividade 9 – Fatiando, exportando e otimizando imagens: : Utilizando fatias e pontos ativos damos ainda mais interatividade às páginas Web. Também veremos a exportação de gráficos para uso na Web que é um processo com duas etapas: otimização e exportação. A otimização de gráficos assegura o balanço correto entre cor, compressão e qualidade. Depois de finalizar as configurações de otimização de um gráfico, ele está pronto para a exportação.


Corel Draw

Atividade 1 - Conhecendo o CorelDRAW: O aluno conhecerá o que são as ilustrações e a profissão do ilustrador, os programas utilizados para a criação e edição de imagens, conhecerá o CorelDRAW e o que pode ser criado com ele, a história da Corel e as versões do software, como inicia-lo e a janela do CorelDRAW.

Atividade 2 – Conhecendo as Ferramentas – Parte I: Nesta aula o aluno conhecerá as terminologias do CorelDRAW, a caixa de ferramentas, desenhará retângulos, quadrados, elipses, círculos e polígonos.

Atividade 3 – Conhecendo as Ferramentas – Parte II: Nesta atividade o aluno aprenderá a desenhar espirais, grades, formas predefinidas, apagar objetos, colorir contornos e preenchimentos, utilizar as ferramentas de linhas, mudar a ordem dos objetos.

Atividade 4 – Operações Básicas: O Aluno aprenderá a realizar operações básicas com arquivos, sobre as propriedades físicas da página de desenho, as propriedades de exibição da página de desenho, os Modos de Visualização e a barra de navegação.

Atividade 5 – Posicionando e Alinhando Objetos: Nesta atividade o aluno aprenderá a manipular as Réguas, as Grades, as Linhas-guia e alinhar os objetos.

Atividade 6 – Transformando os Objetos de Desenho: Entender os objetos; transformar os objetos; conhecer a Ferramenta Transformação e a janela Transformações; alterar a ordem dos objetos; e agrupar e desagrupar os objetos serão conceitos estudados pelo aluno nesta atividade.

Atividade 7 – Colorindo os Objetos de Desenhos – Parte I: Nesta aula serão apresentadas as cores de preenchimento e contorno; os tipos de preenchimento, como o preenchimento uniforme; preenchimento gradiente padrão e preenchimento gradiente personalizado.

Atividade 8 – Colorindo os Objetos de Desenhos – Parte II: O aluno conhecerá os outros tipos de preenchimentos como: o preenchimento de padrão, preenchimento de textura, preenchimento PostScript e o preenchimento Malha de cores; conhecerá a Ferramenta Preenchimento Interativo e aprenderá como copiar cores e atributos de um objeto.

Atividade 9 – Os Contornos e a Mídia Artística: Nesta atividade o aluno aprenderá como aplicar contornos, sobre o efeito Contorno, a trabalhar com as ferramentas Contorno Interativo e Mídia Artística.

Atividade 10 – Os Nós: Os nós e seus controles; os tipos de nós; conversão de formas geométricas em curvas e edição dos seus nós; e criação de uma ilustração com a ferramenta Mão Livre serão os assuntos abordados nesta atividade.

Atividade 11 – Criando Novas Formas: Nesta atividade o aluno aprenderá a moldar objetos, a utilizar os comandos Verso Menos Frente, Aparar e Interseção, aplicar os efeitos PowerClip, Distorcer e a trabalhar com as ferramentas Faca e Borracha.

Atividade 12 – As Imagens e as Fontes - Parte I: Esta atividade mostrará a função das imagens e das fontes, o aluno aprenderá a importar arquivos, conhecer os tipos de textos, a criar um texto artístico, aplicar o efeito PowerClip em uma imagem, converter um gráfico vetorial em bitmap e um bitmap em vetor, e exportar uma imagem para outro formato.

Atividade 13 – As Imagens e as Fontes - Parte II: Nesta aula o aluno criará um panfleto e um folheto.

Atividade 14 – Os Efeitos: O aluno aprenderá a aplicar efeitos interessantes como, Mistura, Extrusão, a chanfrar uma extrusão, o feito Lente e por fim aplicar um efeito 3D em texto artístico.

Atividade 15 – O Sistema de Impressão: Para finalizar, nesta última aula o aluno conhecerá o sistema de impressão, como imprimir um trabalho e gerar um PDF do original.

 

CARGA HORÁRIA 89 HORAS

 

 


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